quinta-feira, 1 de julho de 2010

ARTETERAPIA


A ARTETERAPIA:



É uma prática terapêutica que visa facilitar o contato do universo interno, simbólico e imaginário, com o universo externo, prático e real.

Para tal atividade, utilizam-se diferentes recursos expressivos como caminhos para novas descobertas e conhecimentos de si mesmo.


Entre esses recursos expressivos encontram-se as diferentes linguagens:

Sonoras, corporais, plásticas, dramáticas e literárias.

Envolvendo diversificadas técnicas em momentos específicos do processo de acordo com as necessidades e possibilidades de cada situação.


A utilização de formas alternativas de expressão livre facilita o acesso ao inconsciente, as fases mais primitivas do desenvolvimento. De maneira tal, que o acesso ao espaço de conteúdos sem palavras, possa ser elaborado e ressignificado pelo fazer artístico.


As bases teóricas que regem o fazer são permeadas pela Psicologia Analítica de Carl G. Jung, associada à Análise Psico-Orgânica e a Psicologia Corporal.

De acordo com a Associação de Arteterapia Brasileira:


As vantagens da Arteterapia

• Diminuir o tempo de trabalho terapêutico devido à diminuição da transferência
• Tornar o cliente ativo e mais criativo, mais independente.
• Utilizar a comunicação averbal, aumentando a comunicação plena.
• Desenvolver maior adaptação, flexibilidade e originalidade.
• Influenciar no dia-a-dia relacionando harmonia e senso estético com maneiras equilibradas de viver.



A Arteterapia encontra amplos campos de atuação, normalmente associados à primeira formação do terapeuta. Pode ser relacionado à área da saúde, educação e artes.


Clínicas, escolas, empresas, hospitais, institutos. Pode ser direcionada para atividades de treinamento e seleção; orientação profissional; reabilitação; doenças degenerativas; deficiências físicas e mentais; dependência química; psicoterapias individuais ou de grupo. Pode ser usada de maneira unitária ou associada a programas interdisciplinares. É aplicada na avaliação, no tratamento e na prevenção, em pró da definição do conceito de saúde hoje em dia utilizado.


Os atendimentos acolhem crianças, adolescentes, adultos, idosos, casais e famílias. Visando propiciar um espaço adequado a quem necessite e deseje vivenciar um processo terapêutico.


Recursos Expressivos da Arteterapia:


Artes Cênicas:



Confecção e utilização de máscaras, mínicas, estruturação de personagens, improvisação, encenação, jogos dramáticos e teatrais, métodos do teatro do oprimido de Augusto Boal, técnicas de psicodrama e teatro livre de Jacob L. Moreno.


Artes Plásticas e Manuais:



Trabalhos artesanais com materiais diversos, como sucatas e materiais da natureza. Confecção e utilização de Objetos Sensoriais. Pinturas com técnicas e materiais diversificados; colagens; modelagens em argila, massas caseiras, massa corrida, gesso, papel; tecelagem.


Expressão Corporal:



Atividades voltadas à conscientização corporal. Relaxamento, exercícios respiratórios, massagens (toque como instrumento terapêutico), experimentação dirigida de movimentos, experimentação sensorial de objetos, imaginação ativa associada ao movimento, danças diversas e expressão livre de movimentos. Utilização de técnicas da psicologia corporal.


Literatura:



Utilização das palavras em formas de brincadeiras e jogos; poesias e versos; escrita livre. Histórias, contos, contos de fadas, mitos, RPG; tanto para leitura, quanto para os desmembramentos referentes a produção em diferentes formatos e propostas adequadas às faixas etárias. Exploração do contador de historias e da confecção de outros meios para auto-expressão das historias de maneira pedagógica e terapêutica.


Música:



Vivência de conscientização dos efeitos da música sobre o sujeito, confecção de instrumentos de percussão. Exploração do canto, das músicas pessoais, das associações, dos estados e emoções induzidas pelas músicas.


A utilização desses canais expressivos e das enúmeras combinações entre eles, proporciona maior amplitude de meios facilitadores para aumentar o contato e a consciência de si mesmo. A finalidade geral do que se destina a arte em função terapêutica é beneficiar o sujeito em sua qualidade de vida.

Nenhum comentário:

Postar um comentário