quarta-feira, 11 de agosto de 2010

YOGA PARA GESTANTES



Yoga para Gestantes... Existe Yoga!

Yoga é um sistema que visa a melhoria, o desenvolvimento e a consciência plena do ser.
Assim  sendo, apenas diz-se essa especificação para gestantes em nossa cultura, pois há subdivisões.
Na cultura de origem do Yoga, o desenvolvimento da prática deu-se para a promoção geral do conceito de saúde e bem-estar, sem exceções.

Compreendendo que o momento de gestação é muito importante, especial e único. Yoga para Gestantes objetiva beneficiar com bem-estar a futura mamãe e ao bebê.
Focando a maneira saudável de vivenciar a gestação, preparando a futura mamãe para o momento do nascimento e a para relação com o bebê.


A gestante é a educadora celular de seu filho. Sabe-se que os comportamentos, sentimentos e pensamentos disparam as reações químicas do corpo, que este tece  formas de funcionamento específicas. Essas impressões de funcionamento orgânico da mãe são enviadas diretamente ao bebê ainda em formação. Assim, antes mesmo de nascer a criança já está em interação com o mundo pelas reações maternas.


A sensação de segurança, felicidade, bem-estar e gratidão promovem efeitos benéficos na química cerebral e do corpo. Há pesquisas que apontam o cultivo de bons sentimentos como fator decisivo para muitas pessoas na luta pela sobrevivência em situações extremas. Isso demonstra a capacidade do indivíduo de nutri-se de esperança e ser um agente ativo da manutenção da vida.


Já sensações contrárias de medo, infelicidade, sofrimento e mágoas produzem efeitos de desregulação no organismo. Em muitas patologias encontra-se, em seu princípio, o fator dos sentimentos negativos como geradores de questões psicossomáticas, ou seja, quando o sentimento cristalizado manifesta-se como doença no corpo físico.


A gestação é um bom momento de se questionar, sobre a forma que se vive e de rever o que é cultivado. Afinal agora não é mais apenas pela sua vida que a pessoa é responsável.
A gestação é uma excelente oportunidade para vivenciar a real força do sentido da expressão" amor incondicional". É o momento de renascimento para a mulher e do nascimento à um novo ser.
Não existe dádiva maior que gerar vida!





Benefícios Promovidos pela prática regular de Yoga:

Fisicamente:
Tonifica a musculatura, os ligamentos, melhora o funcionamento dos órgãos e vísceras. Auxilia no processo de regulação e no funcionamento das glândulas e hormônios.
Facilita a adaptação ao novo eixo corporal. Melhora o funcionamento digestivo. Melhora a circulação sanguínea e aumenta a qualidade da oxigenação. Melhora a postura e alivia as dores nas costas. Fortalece o assoalho pélvico e diminui o risco de incontinência urinária. Com o crescimento do feto, os órgãos internos vão sendo comprimidos, com a prática de Yoga, o auto-ajuste da gestante a essa nova situação é mais fácil.

Psicologicamente:
Aumenta o auto conhecimento.  Aumenta a consciência do estado de graça que é gerar uma nova vida. Estimula o contato amoroso da relação mãe-filho. Aumenta a capacidade de concentração e relaxamento. Aumenta a sensibilidade. Melhora o controle das emoções. É notado os efeitos da prática como fator anti-estresse.

Energeticamente:
Libera a energia estagnada. Ativa a energia dos chakras ou centros energéticos. Melhora os canais prânicos para recepção, captação e circulação da energia vital.


De maneira geral  o Yoga promove a harmonização do corpo com as energias sutis, ao trabalhar a postura física melhora também a postura psíquica. O bem-estar que foi gerado pela prática se expande para outras esferas da vida cotidiana.

Invista no futuro, pelas ações do presente. Este momento é sagrado!



Nenhum comentário:

Postar um comentário